Guia de Enchimento de Camiões Cisterna de Combustíveis, Nacala 

Guia de Enchimento de Camiões Cisterna de Combustíveis, Nacala 

Social Media

Youtube Royal HaskoningDHV on Youtube

Notícias 19 Junho 2013

Royal HaskoningDHV e Vitens Evides International ganham projecto para fornecimento de água a 550.000 pessoas

A Royal HaskoningDHV, fornecedora internacional de serviços de consultoria de engenharia e gestão de projectos, em conjunto com a empresa internacional de abastecimento de água, Vitens Evides International (VEI), desenvolverá um novo sistema de distribuição de água para o norte da cidade de Maputo, capital de Moçambique. Este sistema de distribuição fornecerá água potável até cerca de 550.000 habitantes e 20.000 lares. O consórcio liderado pela Royal HaskoningDHV foi encarregue, pelo Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água de Moçambique (FIPAG), de implementar todos os serviços exigidos para a Fase de Desenvolvimento deste projecto, que será financiado pelo Governo dos Países Baixos através de um subsídio da ORIO. O valor do contrato pelos serviços da Royal HaskoningDHV e da VEI é de 2.2 milhões de Euros.

Colocacao de linhas de distribuicaocontador de água e torneiraColocação de linhas de distribuição, Contador de água e torneira.

O novo sistema de distribuição de água fará parte do Sistema de Abastecimento de Água de Corumana, um projecto financiado pelo Banco Mundial através de um empréstimo de US$ 130 milhões ao Governo de Moçambique. O Sistema de Abastecimento de Água de Corumana fornecerá inicialmente a Maputo 60.000 m3 por dia de água potável tratada da Barragem de Corumana. Esta capacidade será ampliada, numa segunda fase, para 120.000 m3 por dia.

O novo sistema de distribuição abrangerá uma área de cerca de 900 km2, que está agora a ser rapidamente urbanizada.

Embora Moçambique, no seu todo, provavelmente consiga alcançar as metas de desenvolvimento do Milénio em relação à água em 2015, a cobertura de abastecimento de água potável na capital, Maputo, ainda se encontra abaixo dos 50%. O Sistema de Abastecimento de Água de Corumana permitirá abranger todos os habitantes da cidade.

PROVA FUTURA

A Royal HaskoningDHV e a VEI são responsáveis pela concepção do sistema de distribuição de água, incluindo novos centros de distribuição, um núcleo de distribuição principal, pelo menos 192 km de linhas de distribuição primárias e secundária e 20.000 novas ligações domésticas. Prevê-se actualmente que os trabalhos de projecto terminem em Abril de 2014 e que os trabalhos de construção tenham início no final de 2014.

Bob Bakker, director de projectos da Royal HaskoningDHV declarou: "O novo sistema urbano e sustentável de abastecimento de água fornecerá água potável de boa qualidade a mais de meio milhão de habitantes no norte de Maputo. O novo sistema melhorará a qualidade e a quantidade da água potável, e reduzirá os custos por litro para os habitantes que neste momento dependem de fontes pouco dignas de confiança. Para além de contribuir para melhorar as condições de vida existentes, o sistema terá a capacidade de se ajustar à população de Maputo em rápido crescimento”.

Os serviços fornecidos pela Royal HaskoningDHV e pela VEI incluem entre outros: inquéritos socioeconómicos para fornecer análises de estabilidade financeira e de procura, inquéritos topográficos e geotécnicos que possam servir de base para esboços prévios e pormenorizados, e planos pormenorizados de implementação, operação e manutenção, desenvolvimento organizacional e financiamento. O consórcio produzirá ainda documentos para concursos, a fim de contratar empreiteiros que construam o sistema de distribuição de água.

"É emocionante ter a oportunidade de fornecer um sistema que fará uma verdadeira diferença na qualidade de vida de tantas pessoas, e contribuir para melhorar a comunidade de Maputo de forma tão positiva" acrescenta o Eng. Bakker.

O Governo do Reino dos Países Baixos concedeu o financiamento de 2,2 milhões de Euros para a Fase de Desenvolvimento, depois de a Royal HaskoningDHV, a VEI e o FIPAG terem submetido o pedido de financiamento à ORIO.

Após a aprovação pela ORIO dos estudos da Fase de Desenvolvimento, o valor do financiamento da ORIO para a implementação será de cerca de 20 milhões de Euros, e o valor de operação e manutenção durante os primeiros 10 anos será cerca de 1 milhão de Euros.

POPULAÇÃO EM RÁPIDO CRESCIMENTO

O Eng. Bakker prossegue: "O novo sistema de Abastecimento de Água de Corumana será o segundo sistema de abastecimento de água de Maputo, e é necessário, uma vez que o sistema de abastecimento existente já não é capaz de responder à procura. O nosso principal desafio será conceber um sistema de distribuição que se adapte a uma população em rápido crescimento, e construí-lo numa área em que as instalações de infra-estruturas, como estradas, ainda se encontram em desenvolvimento”

Após a finalização da fase de construção, a Royal HaskoningDHV e a VEI continuarão a fornecer apoio técnico ao FIPAG e ao futuro Operador do Abastecimento de Água do Sistema de Abastecimento de Água de Corumana.

Release: 19 Junho 2013 Voltar

Contacto

Diana Luiz
Gestora de Marketing
Maputo, Moçambique
E diana.luiz@rhdhv.co.mz
T +258 21 48 59 17/8
M +258 82 31 21 810


Partilhar

|