Guia de Enchimento de Camiões Cisterna de Combustíveis, Nacala 

Guia de Enchimento de Camiões Cisterna de Combustíveis, Nacala 

Social Media

Youtube Royal HaskoningDHV on Youtube

Notícias 5 Agosto 2013

Inauguração da Rua Marcelino dos Santos

Na quarta-feira, dia 17 de Julho de 2013, foi inaugurada em Maputo, no bairro de Chamancúlo, a Rua Marcelino dos Santos, cuja reabilitação e construção foi Projectada e Fiscalizada pela Royal HaskoningDHV em Moçambique.  

A cerimónia de inauguração foi presidida por Sua Excelência o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Dr. David Simango, na companhia do combatente da luta de libertação nacional, Marcelino dos Santos. A cerimónia contou também com a presença da Governadora da Cidade de Maputo, algumas figuras públicas, representantes de empresas de construção civil, polícias, chefes tradicionais e os munícipes daquela urbe.

A cerimónia foi marcada por ritos e danças tradicionais e o momento espectacular da abertura do champanhe para baptizar e manifestar o orgulho de mais uma via de acesso. Para dar enfâse à cerimónia o Dr. David Simango agradeceu em poucas palavras a presença dos convidados e outras figuras, e a adesão dos munícipes nos acordos tidos durante a construção da via. Fez também um elogio aos trabalhos realizados pelas equipas envolventes, nomeadamente a CMC África Austral, o Empreiteiro, e a Royal HaskoningDHV, Projectista e Fiscal, tendo pedido um minuto de silêncio em memória do Eng. Rogério João, Chefe da Equipa de Fiscalização da Royal HaskoningDHV, que perdeu a vida num acidente de carro no fim-de-semana anterior. Marcelino dos Santos, combatente da luta de libertação nacional, falou de seguida, manifestando o orgulho e prazer de ver construída e reabilitada a rua onde cresceu.

O PROJECTO

Foi adjudicada à Royal HaskoningDHV, pelo Conselho Municipal de Maputo, o Projecto e Fiscalização da Reabilitação e Construção da Rua Marcelino dos Santos.

O projecto de reabilitação da rua Marcelino dos Santos foi executado em 2006 e incluiu o levantamento topográfico, ensaios dos solos e dos materiais, estudos de tráfego, Projecto de pavimentação e drenagem de águas pluviais, e estudo hidráulico e económico. Os trabalhos de construção e reabilitação, e consequente fiscalização, começaram a Julho de 2011 tendo concluído a Fevereiro de 2013.

A Rua Marcelino dos Santos tem início na Avenida do Trabalho, próximo do Mercado Fajardo (km 0+000) e termina na Rua de Xipamanine, próximo a EPC – Unidade 10 (km2+250). Tem uma extensão de cerca de 2.25 Km e desenvolve-se com um perfil-tipo de 2 faixas de rodagem, com 4 metros de largura cada, perfazendo no total 8 metros; tem passeios com 2 metros de largura de cada lado; e valetas de drenagem de águas pluviais, ficando assim o perfil-tipo, na sua totalidade, com 12 metros de largura. Tem como acabamento final Pavê em betão com 80 mm de espessura, com uma tensão de rotura superior a 25Mpa, lancis galgáveis, com passeios de 80mm de espessura com acabamento em betonilha esquartelada.

O Presidente do Município de Maputo, Dr. David Simango, deixou a cerimónia de inauguração com as seguintes recomendações aos munícipes daquela urbe: que tenham atenção, cuidados, e controlo; façam manutenção e limpeza das vias, evitando deitar lixo nos canais de drenagem e esgotos; e tenham uma condução regulada, evitando velocidades excessivas, de forma a evitar acidentes e mortes na estrada.

Release: 5 Agosto 2013 Voltar

Contacto

Diana Luiz
Gestora de Marketing
Maputo, Moçambique
E diana.luiz@rhdhv.co.mz
T +258 21 48 59 17/8
M +258 82 31 21 810


Partilhar

|